Canyon Nerve XC7 - 2006

sexta-feira, março 31, 2006

SAV

Passados poucos minutos de ter enviado um mail para a Canyon, recebo a resposta. Basta levar a XC7 (e a factura) junto do importador da Fox para Portugal, neste caso a Bicimax, na Marinha Grande.
O procedimento será o mesmo para os restantes componentes.
Também referiram que, em caso de problema (recusa de cobertura por garantia), deveria contactar novamente a Canyon.

O dia depois...

Que é como quem diz, a primeira volta após a Maratona. Serviria para ver eventuais "estragos".
E encontrei-os!!!
Julgo ter a roda traseira com um ligeiro empeno. Falta averiguar se é algum raio menos apertado ou se será o aro (espero que não). É uma coisa muito ligeira, não sinto que interfira no comportamento da XC7, mas é visível a "olho nu", em andamento.
Agora um possível PROBLEMA sério: a Fox!!!
Pois é, em todos os fóruns falam delas, tanto para o bem como para o mal. No meu caso, verifico uma ligeira vibração quando travo a baixa velocidade. Poderá ser ao nível da caixa de direcção, poderá ser a própria suspensão, esperamos para ver.
Já enviei um mail para a Canyon e estou à espera de resposta. Vamos ver que tal é o Serviço Após Venda (SAV).
De resto, foram 38kms. A pressão do Rock Shox é mesmo demasiada. Nem a "galgar" passeios, em posição "aberto", aproveita metade do curso. Vou tentar novamente com 35/40psi.




mais fotos

sábado, março 25, 2006

Maratona de Castelo Branco

Primeira prova para a XC7.
Apesar de ter +-200kms feitos (suficientes para me familiarizar com: suspensão, amortecedor, travões, peso da bici e consequente nível de esforço para uma determinada distância), os próximos 80/90kms iriam servir para "testar" a sério todo o material (resistência e fiabilidade).
Não alterei afinações. A Fox continua com +-4bars e o Rock Shox com 60psi. No final, serviu para confirmar que, com estes valores, dá para fazer de tudo (subidas em "Gate", descidas em "open" e estradões em "Lock").
O percurso já era meu conhecido: a primeira parte (40kms) fi-lo com a VAG no nocturno, em Novembro passado; a segunda parte, já com a Canyon, um par de vezes.
Primeira subida: consegui pedalar sempre até ao cimo, o que me deixou satisfeito. Aqui, nota-se claramente a diferença do peso da bici e da desmultiplicação (agora com cassete 11-34, antes com cassete de oito "carretos").
As descidas são feitas com muita confiança, para isso, há o factor psicológico chamado Avid Juicy Seven. Muito bons, potentes e sempre com a mesma "garra", quer em frio (travagem esporádica) ou quente (descidas longas).
Devo realçar que, se não fosse a combinação de três aspectos (suspenções, travagem e pneus - Schwalbe Nobby Nic 2,25) muito seguramente, teria perdido o controlo em duas ou três situações muito complicadas (saídas de "pista" e cruzamento de "regos"). Nestas duas/três ocasiões dei por mim a pensar "já está!!!", mas não, tudo se resolveu, tudo minimamente controlado... pela Canyon!!!
A XC7 é muito suave e desculpa muitos erros de trajectória. Um toque nos travões, uma "guinada" no guiador e, seguimos em frente!!!
Foram 90kms sem problemas mecânicos. Apenas tive o cuidado de, a cada 20/25kms, aplicar cera na corrente, devido à quantidade de água que se fez sentir, primeiro com a chuva, depois com os cursos de água que passámos.
No final da prova, uma pequena multidão juntou-se ao pé da Canyon para a observar, levantar (para verificar a leveza) e me fazer uma série de perguntas sobre equipamento, pagamento, entrega, tempo de espera, envio/transporte.
O José Luís até começou por fazer um leilão da XC7 sem eu me aperceber.
Classificação: 52º lugar com o tempo de 7h02m08s (56 participantes concluiram os 90kms)
Próxima "prova de fogo": PTG100





















mais fotos

quarta-feira, março 22, 2006

Furei de novo

Cheguei à garagem, mais cedo, para limpar a bici (pois o tempo é escasso e não dá para tudo). Quando a retiro do suporte de parede e a coloco no chão, reparo que o pneu traseiro está em baixo. Já estava à espera de isto para mudar para uma câmara de ar com anti-furo, só não esperava ser tão próximo de ter mudado o da frente há pouco mais de 8 dias.
Câmara mudada, mas bicicleta suja, lá fomos para a nossa voltinha.
Foram 57kms. O pessoal não queria andar muito por causa da Maratona de Sábado. Pois, imaginem se quisessem andar MESMO.
Não tive hipótese de mudar de afinações, por motivos óbvios. Por isso, tecnicamente, esta saída teve pouca história. Julgo que a Fox está no ponto, com um pouco mais de 4 bars e o Rock Shox tem, definitivamente, ar a mais - está com 60psi. Vamos ver se consigo "orientar-me" para colocar 50psi ou 40psi.
Cada vez gosto mais desta bici. (Isto foi um desabafo)
Bem, até à Maratona!!!









mais fotos

quarta-feira, março 15, 2006

Teste ao Rock Shox MC 3.3

Hoje, foram 48 kms!!! Castelo Branco, Belgais, Escalos de Baixo, Castelo Branco. O Calor já se faz sentir.
Se têm seguido o "resumo", o Rock Shox MC 3.3 está agora com 60psi. Hoje, foi devidamente testado.
Subidas, com "Gate" accionado, descidas de cortar a respiração (60kms/h) em posição aberta e "Lock" em estradões e alcatrão (teve de ser, hoje fomos para longe!!!).

Na posição "Gate" nada a assinalar a não ser que é uma óptima escolha para as subidas (tem 10 "clics", dos 27, a partir da posição menos activa).
Na posição "Lock" (e isto em alcatrão) pedi ao Dino para verificar se "mexia" ele respondeu que não, de referir que estava no "prato" maior e a pedalar em pé!!! Peso 64Kgs (sim, já "ganhei" um quilito)
Na posição aberta, foi a desbunda total naquela descida que nos leva em direcção ao Rio Ponsul. Todos nós, Dino, Marco, João, Filipe e eu, chegámos lá abaixo com um sorriso nos lábios e a dar gritos de contentamento (vocês devem conhecer a sensação).

Na próxima saída, talvez Sexta-feira de manhã, deverei experimentar com 50psi pois, depois da "tareia" que o MC 3.3 levou, ainda tinha bastante curso.
Fiquem bem.

Para concluir: os meus colegas experimentaram a XC7 e ficaram surpreendidos, principalmente com três aspectos: Fox F100RLT, Avid Juicy Seven e peso desta suspensão total.



















mais fotos

terça-feira, março 14, 2006

Afinar o Rock Shox MC 3.3

Hoje, não andei mas, estive em "testes" estáticos. Amanhã, direi os resultados.
Tal como referido, os 100psi no amortecedor eram excessivos. Após ver/ler (em fóruns) alguns testemunhos, decidi colocar 60psi. Como peso 64kg deverá ser mais que suficiente.
No manual da Rock Shox, referem que devemos colocar metade do peso em bars, para uma "base de trabalho". No meu caso 32psi (já vi, na primeira saída, que era insuficiente).
Antes de colocar os 60psi, retirei todo o ar existente no amortecedor. Verifiquei o curso e deu para ter uma noção do "rebound" (também ele, deverá ser afinado posteriormente).
Não mexi no "Gate", ou seja, está com 10/12 "clics" (acho eu). Tenho de começar a registar estes valores sob pena de me "perder" com tanta variável.
Para hoje, é só.
Amanhã, faço o "relatório".

sábado, março 11, 2006

Furo lento

Cheguei à garagem e reparei que o pneu da frente estava em baixo. Um furo!!! Passados 10 minutos já tinha uma câmara de ar com anti-furo. Agora falta furar o traseiro para trocar :)
Foram só 12 kms mas muito divertidos. Aproveitei para confirmar acertos. Tenho de retirar pressão do amorecedor e da suspensão. Os Avid estão "no ponto". Penso eu. Pelo menos, a potência verificada é mais que suficiente.




















mais fotos


 
Free Web Site Counter
visitas desde 28 Maio 2006